Otite
Introdução
Alguns chows apresentam uma tendência muito grande ao aparecimento de otites, processos inflamatórios do ouvido. Causa um enorme desconforto ao animal e pode ser percebida quando o cão coça freqüentemente o ouvido, pende a cabeça para um dos lados ou a balança freqüentemente ou reclama quando fazemos carinho perto do ouvido. Geralmente apresenta cheiro ruim e excesso de cerúmen de cor marrom escuro.
Causas
A otite pode ser infecciosa, causada por bactérias, apresentando pus, deve ser combatido com mais cuidado, pois se não for bem tratada pode provocar o agravamento do estado clínico geral do cão. A outra forma de otite é a parasitária, é percebida pelo cerúmen marrom no ouvido e pode haver reincidências caso o cão volte a freqüentar ambientes contaminados. Fungos também podem causar otites. Os sinais clínicos são semelhantes aos apresentados pela otite bacteriana, portanto é importante um exame para ser determinado o agente causador. Algum fator genético pode levar o cão a uma produção elevada de cera e a uma conseqüente fermentação da mesma. Este processo exala mau cheiro e a posterior inflamação caso o excesso não seja retirado. Alergias também podem provocar otites. Produtos, alimentos, insetos, etc. Deve haver uma confirmação se a otite desenvolvida é causada por alergias para que a medicação seja adequada e a detecção do agente seja a mais breve possível. A umidade associada à quantidade de pêlos nos ouvidos, acreditamos, é a principal causa de otites em chows. Muitos chows acabam se molhando (Chuva, banhos,...) e a água acaba entrando no canal auditivo. Como há muito pêlo ao redor, não há uma boa ventilação do ouvido e acaba propiciado um ambiente favorável ao aparecimento da infecção.
Tratamentos e Cuidados
O tratamento varia de acordo com a causa e deve ser seguido até o final, pois tratamentos terminados antes do prazo podem provocar otites mais intensas no futuro e causar, inclusive, problemas de equilíbrio ao chow. Consulte o veterinário para que o tratamento seja determinado. Ao aplicar os medicamentos massageie bem a orelha para que o medicamento seja bem absorvido.: 1) Quando for banhar o chow coloque algodão hidrofóbico (que repele a água e não a atrai como o comum) nas orelhas para evitar entrada de água; 2) Evite que eles fiquem expostos à chuva; 3) Faça limpeza com freqüência, de preferência semanalmente, pois além de evitar otites poderá ser uma maneira de detectar o processo inflamatório no início, o que ajuda no combate do problema; 4) Observe se o cão está coçando a orelha, com a orelha baixa ou sacudindo a cabeça com freqüência; 5) Há no mercado excelentes produtos veterinários indicados para limpeza auricular. É possível utilizar outros produtos, mas estes podem provocar ressecamento ou irritação. Evite a utilização de objetos pontiagudos na limpeza, procure usar chumaços de algodão embebidos com o produto. Na dúvida procure um veterinário de confiança que poderá lhe auxiliar na detecção e tratamento deste problema.