Portal Chow Chow Brasil - Padrão Comentado
Padrão Comentado FCI 205 - 27/01/2011

Chow Chow

Aparência Geral

Ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo bem equilibrado, de aspecto leonino, digno e orgulhoso; bem estruturado; a cauda é claramente portada sobre o dorso. Deve sempre ser capaz de se mover livremente e não pode ter tanto pelo que impeça as suas atividades ou cause sofrimento em climas quentes. Uma língua preto-azulada é característica.

cão ativo - Aqui está aparentemente a primeira contradição. Como ativo se eles são calmos e tranqüilos? Quer dizer que eles se movimentam sem necessariamente serem agitados e inqueitos, brincam, andam estão atentos ao ambiente, etc. Eles podem ficar muito tempo deitados, mas qualquer sinal de problemas eles se levantam. Se você sai de perto, eles vão junto, etc. Este é o significado do ativo. Quem olhar deverá ver um cão atento e não um cão bonachão.

compacto - Não pode dar a impressão de delicadeza, deve ser forte e curto. Também não pode ser longo

lombo curto - Nada de cães compridos. A altura do chão até a cernelha deve ser a mesma da base do pescoço até o a base da cauda. A fêmea pode ser um pouquinho mais comprida, mas o macho deve caber em um quadrado. Observe na figura que o lombo (8) é curto, quando o lombo é longo ou médio, dá uma impressão de um cão retangular, além de dificultar que a cauda fique portada sobre o dorso (7)

e acima de tudo bem proporcionado - Deve ter medidas equilibradas, nada de pernaltices, cães compridos, pesoços compridos ou curtos, as medidas deve ser harmônicas.

De aspecto leonino - Parece um leão. Nada de parece uma raposa ou um lobo! Leão, juba, peso, força. Jubas harmônicas, nada de grandes pêlos espivitados logo atrás das orelhas e depois somem. A juba vem diminuindo aos poucos.

porte digno e orgulhoso - O chow deve saber que é um show. Sempre olhando "de cima para baixo". Nada de cães acanhados. Com aparências pobres, de dar pena. Eles devem "encher" os olhos de quem os vê. Não andam, desfilam com seus passos saltitantes.

bem estruturado - Mais uma vez, estrutura, peso, ossatura, nada de cães finos, leves.

a cauda é claramente portada sobre o dorso> - Rabo em pé ou para baixo nem pensar! Quando ele abada a cauda não dele sair de cima do dorso (principalmente machos). Deve haver um "buraco" no pêlo para a cauda. Não deve haver espaços vazios.

Deve sempre ser capaz de se mover livremente e não pode ter tanto pelo que impeça as suas atividades ou cause sofrimento em climas quentes. - Aqui encontra-se uma das mudanças inseridas na última revisão. Chows excessivamente peludos tem surgido, embora visualmente sejam bonitos, isso trás problemas aos cães, que passam a ter dificuldades com o calor. Ou cães que possuem patas muito curtas, são excessivamente pesados ou tenham alguma dificuldade para se movimentar devido a excessos devem ser evitados.

Proporções Importantes

A distância da cernelha ao cotovelo é igual à distância do cotovelo ao chão.

Considere a cernela como a ponta superior dos ombros. Para medir essa proporção, mantenha o chow parado, a distancia do chão até o cotovelo deve ser igual. Se houver diferenças a tendência é que a movimentação de seu chow seja prejudicada.

Comportamento / Temperamento

calmo, bom guardião. Independente, leal e reservado.

calmo - Não pode ser agitado. Deve ser calmo a maior parte do tempo. Pode passar longos períodos quieto ao seu lado. Entretanto não deixará de estar atento a qualquer situação diferente.

bom guardião - Defesa e intimidação devem compor o temperamento do chow. Eles devem latir e avisar nas situações estranhas. Este é um item que deve ser trabalho com muito cuidado, pois diz bom guardião e não guardião feroz. O bom guardião quer dizer que ele avalia bem as situações, deve saber a hora de defender (atacar) e de intimidar (latir, rosnar, etc).

Independente - Uma das características marcantes dos chows. Esta independência tem mais a ver com a pouca adestrabilidade dele. Ele não está muito a fim de seguir ordens. Faz normalmente o que deseja. Se ele não quer brincar, não vai. Se não quiser buscar a bolinha, não vai. Este é um dos itens que deve ser tratado no processo de socialização. Mesmo independente ele deve saber seus limites.

leal - Nada de morder os donos, isto é imperdoável! Eles gostam muito de estarem por perto. Recebendo carinho e guardando você. Não devem agredí-lo de forma nenhuma. A lealdade ao dono deve ser total.

reservado - Não espere festas para estranhos. O chow solicita credenciais. Você deve ser "aprovado" por eles e isto leva tempo! Aqui, mais uma vez, demonstra que o processo de socialização deve ser feito. Se deixar um chow no quintal o tempo todo ele será extremamente reservado e guardará a casa contra qualquer estranho. Deve andar pelas ruas sem medo de pessoas, entretanto para cumprimentá-lo deve ser "de casa". Este comportamente, embora natural, está sendo amenizado pelos criadores e já é possível encontrar cães bem receptivos, em parte devido a seleção e em parte à socialização.



Cabeça

Região Craniana

Crânio: Largo e plano.

Stop: não pronunciado.

Crânio: largo e plano, bem cheio sob os olhos. Não pode ser fino ou ovalado. Você deve perceber que entre as orelhas deve ser quase reto e deve ser uma reta relativamente grande. A cabeça deve ser visivelmente grande e forte. Não pode demonstrar delicadesa.

Stop: não pronunciado. Região onde o fucinho "encontra" a testa. Não pode haver um "buraco", como no Boxer, nem pode ser com pouco angulação, como o Collie.

Região Facial

Trufa: : grande e larga, sempre preta (com exceção dos exemplares de cor creme ou quase brancos, nos quais a trufa de cor clara é admitida; nos azuis e fulvos, admitese a trufa da mesma cor do pelo (mas a cor preta é preferível em todos os casos).

Trufa: Seria o nariz do chow. Deve ser grande e preto. Entretanto aqui reside uma das diferenças entre o padrão americano (AKC) e o europeu (FCI). Nos exemplares cremes a trufa muito raramente é preta e sim fígado. Na verdade a existencia de exemplares cremes com trufas pretas chega a ser questionado por alguns especialistas. Nos EUA estes exemplares nem entram em pista, entretanto não são excluídos da criação, o que seria um contracenso. No Brasil estes exemplares são aceitos e podem entrar em pista, embora raramente o façam, pois há uma certa resistência tanto dos criadores quanto dos árbitros em aceitar esta características.

Focinho: de comprimento moderado e largo dos olhos até sua extremidade (nunca pontudo como o da raposa). Bem cheio sob os olhos.

O comprimento moderado: Nunca muito curto, como de um Pug ou Pequinês, mas também não longo, como de um Collie. Da trufa até a nuca o fucinho deve representar em torno de 1/3 desta distância. Fucinhos muito curtos podem gerar o famoso ronco, que é prejudicial a saúde do chow.

largo dos olhos até sua extremidade (nunca pontudo como o da raposa): Largo sempre, não deveria afinar nunca. Este é um dos aspectos mais visíveis de um chow com baixa qualidade técnica. Cruzamentos indiscriminados rapidamente eliminam esta característica. Deve ser um fucinho forte, com bastante "massa". Um fucinho assim dá a impressão de ser muito mais curto de que realmente é.

Bem cheio sob os olhos: Deve ser robusto sob os olhos, geralmente com um volume de pele significativo, mas nada exagerado. Deve ser suficiente para demonstrar força.

Lábios: uma boca preta sólida, incluindo o céu da boca e os lábios, com uma língua preto-azulada é o ideal. Entretanto, certa diluição pode ser evidente nas gengivas dos azuis e fulvos e esta diluição pode ser mais pronunciada em cremes e brancos.

os lábios, a língua e o céu da boca são preto-azulados: Não somente a língua. Os Lábios e o Céu da Boca também deve ser escuros, não podem ser rosas. Não é recomendado manchas rosas na língua, essa é uma falta bem significativa. Deveria-se até mesmo considerar a exclusão do exemplar da criação caso venha a ocorrer esta falta. Este problema é mais comum em chows azuis e canelas.

gengivas de preferência pretas: Ou seja, podem até ser rosas, mas um exemplar que as possuem escuras deve ser mais valorizado. Em cremes a gengiva rosa é relativamente comum.

Maxilares / Dentes: dentes fortes e alinhados; maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e sao inseridos ortogonalmente aos maxilares.

dentes fortes e bem alinhados;: Dentes largos e grossos. Nada de dentinho fino e delicado. O alinhamento, principalmente dos frontais, deve ser perfeito, um do lado do outro formando um linha. Nada de desalinhamento, um pra dentro e outro pra fora, etc.

maxilares fortes: Largo e robusto. Novamente força. O chow não pode demonstrar delicadeza.

com uma perfeita mordedura em tesoura: Os dentes superiores devem encaixar com os inferiores levemente na frente, como a nossa mordida. Não podem fechar um "em cima" do outro (torquesa), nem os inferiores ficarem na frente dos superiores (prognata) ou os inferiores muito atrás dos superiores.

Olhos: escuros, formato oval, de tamanho médio e limpos. É permitida uma cor correspondente a da pelagem nos azuis e fulvos. Olhos limpos, livres de entrópio; nunca deverão ser penalizados meramente em razão do tamanho.

escuros: Nunca olhos claros (exceção para canelas e azuis). Devem ser sempre escuros. Nada daqueles olhinhos amarelinhos ou azuis claros, sempre escuros.

formato oval : Não redondo, deve ter uma aparência ovalada, acentuada pelas rugas tringulares da testa.

de tamanho médio: Nada olhos pequenos ou "esbugalhados", visíveis e grandes. Devem ser discretos e proporcionais.

e limpos : livres de qualquer problema ocular. Preferencialmente sem lacrimejação. É permitida uma cor correspondente à da pelagem nos azuis e fulvos: Nos fulvos, dependendo da tonalidade, os olhos podem ser mais claros, mas nos azuis nunca poderão ser claros, sempre azuis escuros.

Olhos limpos sem entrópio, nunca deverão ser penalizados em razão do tamanho: A preocupação maior é com problemas oculares. O entrópio é um problema comum e sério. Devido ao fato de ser comum foi colocado no padrão para estimular os criadores a eliminá-lo da criação.

Orelhas: pequenas, grossas, extremidades levemente arredondadas; portadas eretas,rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para frente, ligeiramente convergentes, o que dá ao cão a expressão característica da raça, de ar carrancudo. Essa expressão jamais deverá ser alcançada pelo efeito de rugas na pele da cabeça.

pequenas: Não podem ser grandes. Devem ser discretas. Normalmente só ficam as pontinhas visíveis no meio dos pêlos da juba.

espessas: Ao segurar a orelhas devem ser grossas, novamente nada de delicadeza.

extremidades levemente arredondadas: Portanto nada de pontas ou orelhas de urso (redondas).

portadas eretas : Ou seja, não podem apontar para frente ou para os lados. Devem apontar para cima e levemente para frente. Um chow tosado fica com as orelha bem apontadas para cima. Entretanto não podem ser tão eretas quanto de um Pastor Alemão, onde não há uma inclinação para frente.

rígidas : Nada de ficar balançando enquanto se movimenta. Deve ficar sempre firme na mesma posição.

bem afastadas : É comum encontrar chows com orelhas muito juntas. Deve haver um bom afastamento entre elas.

inseridas acima dos olhos : Uma boa dica é traçar uma linha imaginária da extremidade externa do olho até a ponta da orelha. Esta linha deve possui um angulo reto com o chão. Ou seja, a ponta da orelha deve estar em cima das extremidades do olho. Claro que esta medição deve ser feita com o cão olhando para a frente e as orelhas apontando para frente.

voltadas para a frente:O pavilhão auditivo não pode estar voltado para as laterais ou para baixo, deve ser para frente. Deve possuir uma leve inclinação para frente.

ligeiramente convergentes: A parte externa deve ser aparentemente maior ou mais arrendondada do que interna. As pontas das orelhas apontam para um mesmo ponto distante.

o que dá ao cão a expressão característica da raça, de ar carrancudo. Essa expressão jamais deverá ser o resultado do efeito da testa; : Ou seja, um chow deve parecer carrancudo com ou sem rugas. Não pode parecer simpático, alegre, bobão, etc. Deve parecer bravo, grande, entediado, etc.

Pescoço

Forte, cheio, sem ser curto, bem inserido nos ombros, ligeiramente arqueado. De comprimento suficiente para portar a cabeça orgulhosamente, acima da linha superior

forte, cheio : Mais uma vez forte. Grosso, largo, etc.

sem ser curto, : Não pode ser curto, nem comprido. Deve ter um comprimento moderado.

bem inserido nos ombros : Não pode dar a impressão de sair do meio das costas, não pode ser alto nem muito baixo.

ligeiramente arqueado : Deve fazer um ligeiro arco. Mas nada muito acentuado. O cão não pode ter a cabeça posicionada muito para trás nem muito para frente.

De comprimento suficiente para portar a cabeça orgulhosamente, acima da linha superior: Não pode ficar com a cabeça na mesma linha do dorso, deve mantê-la ergida, elegantemente acima do linha do dorso, demonstrando seu aspecto leonino.

Tronco

Dorso: curto, plano e forte.

curto: Deve ser visivelmente curto. Será visível a quadratura típica. Não pode ser longo, embora as fêmeas possuam o dorso mais cumprido. A distância da base do pescoço até as coxas deve ser a mesma da cernelha (ombros) até o chão.

plano: A linha da base da cauda até o pescoço deve ser paralela ao chão, não pode ser inclunada nem formar uma curva.

forte: Novamente força. Largo, forte e alto (praticamente 1/2 da altura do cão).

Lombo: robusto.

robusto: musculoso, forte, nada de delicadeza.

Peito: largo e profundo. Costelas bem arqueadas, mas não em barril.

largo: Esta é uma característica facilmente perceptível. Ao olhar um chow de frente as pernas frontais devem estar bem separadas, não podem estar juntas ou muito próximas. Você pode colocar facilmente a sua mão entre as pernas e não irá tocar nelas. É muito comum encontrar chows sem peito. Esta característica é fundamental, pois influe na movimentação.

profundo: Olhando lateralmente um chow, o peito deverá ser alto. Praticamente metade da altura do cão.

Costelas bem arqueadas, mas não em barril. :Não podem formar um barril, ou seja ser bem redondas. Elas deve possuir um bom arqueamento, mas não devem formar um cone.

Cauda

Inserida alta, portada sobre o dorso.

inserida alta,: A cauda deve sair quase que das costas! O ideal é que não faça curvas. Dê a impressão que já sai praticamente paralelo ao dorso.

portada bem deitada sobre o dorso : Nada de cauda em pé ou baixa. Ela deve, inclusive, fazer um "buraco" no pêlo.

Obs.: Aqui faltou dizer que ela deve ser preferencialmente reta, levemente curva seria aceitável e enrolada, indesejável! Logo o padrão FCI aceita o rabo enrolado (estilo Akita) embora os bons criadores não aprovem.

Membros

Anteriores

Ombros: musculosos e oblíquos

A musculatura deve ser evidente ao toque, deve ser perceptível a massa muscular. O angulo formado entre a cernela, o peito e a perna não deve ser de 90 graus.

Cotovelos: mesma distância entre a cernelha e o solo.

Conforme já mencionado acima, a distância entre a cernela e o cotovelo e o cotovelo e o chão deve ser a mesma.

Antebraços: perfeitamente retos, com boa ossatura.

Devem ser como colunas do cotovelo para o chão. Não pode haver nenhum arqueamento

Patas: pequenas, redondas, como pés de gato, posicionadas e bem apoiadas nos dedos.

esta característica é muito forte, dificilmente encontra-se um chow com patas grandes e desproporcionais. Elas são bem discretas.

redondas, como pés de gato: Nada de dedos despontando ou patas em formatos alongados. É muito comum as patas traseiras serem mais alongadas, o que caracteriza falta.

bem aprumadas sobre os dedos: Não podem ser espalmadas. Os dedos devem ser um do lado do outro, sem espaços. Todos os dedos devem encostar no chão, não podem se apoiar em um outro dedo.

Posteriores

Aparência Geral: de perfil, as patas estão diretamente sob a articulação do quadril.

Se você olhar um chow de perfil, poderá observar que se traçarmos uma reta da pata até a linha superior, a intercessão será na articulação do quadril. Ou seja, a pata traseria desce praticamente reta ao solo.

Coxas: bem desenvolvidas.

Entenda por fortes, largas e bem musculosas

Joelhos: Apenas uma ligeira curvatura.

Quase retos, mas não a ponto de gerar maiores problemas articulares. Uma leve curva para absorver impactos e dar uma movimenação mais fluida.

Pernas: bem desenvolvidas.

Entenda por fortes, largas e bem musculosas

Metatarsos: jarretes bem descidos. A angulação do jarrete para o chão deve parecer reta, nunca flexionando para frente

Em alguns casos é comum ver chows com a parte posterior flexionada para frente. Chows devem ter a parte posterior reta.

Patas: pequenas, redondas, como pés de gato, posicionadas e bem apoiadas nos dedos.

Semelhante a descrição das patas posteriores.

Movimentação

Relativamente curta e saltitante; patas traseiras não se erguem, parecendo roçar o solo, resultando em ação pendular quando vistas de perfil. Seu movimento característico de passadas curtas e saltitantes lhe permite mover-se livremente, sem mancar e com excelente resistência. Os membros anteriores e posteriores deslocam-se em planos paralelos. Os cães devem ser sempre capazes de se moverem livremente e tranquilamente, sem qualquer sinal de sofrimento.

Na movimentação o conjunto de características se demonstra, um chow bem equilibrado irá se movimentar de maneira fluida, suave, sem parecer que está se arrastando, ou com energia exessiva. Demonstrará agilidade e o característico andar saltitante, proporcionado pelas passadas curtas e pouca angulação do joelho. As passadas serão paralelas devido ao peito profundo.

Pelagem

Pêlo: pode ser áspero ou liso. (antigo pêlo longo e pêlo curto)

Não há distinção de variedade, embora esta seja uma característica marcante. Não há menção para comprimento mínimo ou máximo. Essa foi uma novidade na tradução, mudou-se de longo e curto para áspero e liso. Mas devido ao longo tempo em que a nomenclatura vigorou no país, será demorado até a nova nomenclatura ser adotada no dia a dia dos criadores.

Áspero (Longo)

Muito abundante, denso, reto e eriçado, mas não de comprimento excessivo. A textura do pelo é áspera, com o subpelo suave e lanoso. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.

muito abundante, : Não pode ter poucos fios, deve ter uma quantidade significativa.

denso: Não é fácil observar a pele, deve ser um casaco bem fechado.

reto : Ondulações não são aceitas, embora exista uma certa tendência de ondulamento em algumas regiões após o banho. O pêlo jamais pode ser ondulado naturalmente.

eriçado : O pêlo não pode deitar sobre o cão, ser "escorrido". Deve ser perpendicular à pele.

mas não de comprimento excessivo: Não deve ser aquele mar de pêlo, deve ter uma quantidade moderada

A textura do pêlo é áspera : Ou seja, o pêlo não deve ser sedoso. Deve ser grosso.

subpêlo é suave e lanoso : Macio, volumoso.

particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes. : Deve ter estas áreas com pêlos mais longo e abundantes e deve ser mais fechada do que o restante do corpo.

Liso (Curto)

Pelo curto, denso, reto, plano, íntegro, não achatado, de textura felpuda como pelúcia.

Pelo Curto : Não deve ser longo, embora não mencione tamanhos, a diferenciação do pêlo longo é evidente.

denso : também deve ser difícil olhar a pele, deve ser bem fechado.

reto : Sem ondulações ou alterações.

plano: Ou seja, deve ser mais paralelo ao corpo do que perpendicular, formando ângulos menores que 45 graus.

íntegro: Sem falhas.

textura felpuda como pelúcio: Deve ser fofo, com bastante volume e densidade.

Qualquer redução artificial do pelo, que altere o contorno natural ou a expressão, deve ser penalizada, com exceção das patas, que podem ser arrumadas.

Este parágrafo afirma que nenhum chow pode entrar em pista com o pêlo alterado. Ou seja tosas completas, parciais ou com desenhos diferentes do que o chow deve ter não são permitidas em exposições. É possível um trimming para aparar pontas e deixá-lo mais bonitos, mas nada que altere a juba, posteriores, etc.

Cor

Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor (sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara).

...,creme ou branco : Uma das grandes controvérsias envolvendo a raça. Aqui é bem claro "creme ou branco", e não "creme e branco". Portanto não existe um chow branco e outro chow creme. A cor é a mesma, pode-se chamar de uma forma OU de outra.

freqüentemente com nuanças: A variação da tonalidade é comum e permitida.

mas sem manchas ou particolor : Não pode haver manchas, redondas, compridas ou de qualquer espécia e o cão deve apresentar apenas uma cor.

Sob a cauda e na face posterior das coxas, a cor é, freqüentemente, mais clara. : É comum que seja branca ou uma tonalidade bem clara. Inclusive nos chows pretos pode haver poucos pêlos brancos nestas áreas.

Tamanho

Altura na cernelha: Machos: 48 a 56 cm.
Fêmeas: 46 a 51 cm.

A altura é medida do chão até a cernelha (ombros). Aqui é bem claro, NÃO existe tipos ou variedades diferentes (mini, anão...). O tamanho do chow deve variar nesta faixa.

Faltas

Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

Portanto qualquer alteração do padrão, ou um chow exagerado, ou muito alto, ou muito longo, etc, será considerado faltoso. A pena pode inclusive o desqualificá-lo como um exemplar típico da raça e ser considerado apenas para estimação e não para fins reprodutivos. Entretanto alguns chows, mesmo com algumas faltas podem mesmo assim estar aptos a procriação, pois cabe aos criadores experientes trabalherem essas faltas para minimizá-las em gerações futuras.

Faltas desqualificantes

Agressividade ou timidez excessiva.

Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

Aqui a descrição é clara, chow agressivo ou medroso em excesso não deve reproduzir em nenhuma hipótese. Chow deve ser guardião e leal, portanto, chow com atitude agressiva deve ser eliminado dos programas reprodutivos, assim como chows que apresentarem anomalias físicas para evitar que gerações futuras sofram do mesmo mal. Nesses casos eles nem devem ser considerados mais como exemplares da raça.

Nota

Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Compra de Filhotes



Twitter

Canal Youtube

Veja mais vídeos

Facebook


Google

Chows para Doação

No momento existem 0 chow(s) para doação.
Clique aqui e conheça!

Publicidade

Chow Chow Brasil - Copyrigth 1997-2014 - PageRank Checker