Cores
Nomenclatura
É extremamente
importante entender que estas cores são definidas
geneticamente. O erro de nomeiclatura pode interferir na
previsão de ninhadas. Ou seja, dizer que um cão
é vermelho sendo ele canela altera completamente
a previsão de um ninhada, assim como alguns detalhes
com relação ao pedigree. Erros são
muito comuns na definição das cores, Fique
atento a isto.
Chows Vermelho, Creme e Azul
O Chow possui no padrão 5 cores: Vermelho, Preto, Canela (ou Fulvo), Azul e Creme ( ou Branco). O Dourado não é uma cor definida pelo padrão, embora sejam mencionadas como sendo uma cor diferenciada. O vermelho pode ser intenso (mogno) até bem suave (dourado bem claro), quando adquire a coloração mais clara, é normalmente chamado de dourado. A cor canela também possui grande variação de tonalidade e muitas vezes também é chamada errôneaomente de dourado. O Creme ou Branco possuem pouca variação na tonalidade, mas as orelhas possuem coloração amendoada. O Azul também possui nomes errados, grafite e cinza são os mais comuns. Há uma maior incidência de cães vermelhos e pretos, embora o azul e o canela não serem tão raros. O creme é a mais rara entre as cores possíveis. Os chows devem ter uma cor sólida, ou seja, não pode haver manchas de outras cores. Áreas mais claras da mesma cor são admitidas. No Azul e no Preto ocorre áreas com pêlos brancos, o que não é desejado, mas muito comum no Azul. Nestas cores também é muito comum o avermelhamento do pêlo devido a exposição ao sol. A solução é lavar com shampoos com protetor solar e evitar que fiquem muito tempo expostos ao sol forte. Não é aconselhado o cruzamento entre chows de cores diluídas Canela e Azul, pois podem gerar filhotes com problemas de pigmentação. .
Canela (Fulvo)
Muito confundido com dourado ou vermelho. Os canelas são difícilmente classificados corretamente. Observe que há canelas mais intensos (inf. esq.), mais claros (esq) e aparentemente dourados (inf. dir). Observe um fillhote canela à esquerda.
Vermelho (Ruivo)
Esta é a variação de cor com maior número de exemplares. A variação de intensidade é grande, podendo ir do vermelho intenso (acima) até quase creme (sup. dir). Observe que é permitido áreas mais claras (inf. esq. e dir.). O filhote (dir) pode possuir máscara preta intensa, mas a medida em que amadurece, esta vai-se diluindo. Alguns criadores definem errôneamente o vermelho claro com sendo creme.
Azul
Esta cor, embora aparentemente possa ser confundida com o preto, é de fácil diferenciação. O fucinho apresenta uma coloração prateada e o pelo absorve mais a luz e emite um reflexo azulado. Embora difícil de se notar em um primeiro momento, existe azuis com maior ou menor intensidade de azul. Observe que em ambos existem áreas queimados pelo sol (avermelhadas). Atualmente é uma das cores mais raras.
Preto
Segunda cor mais comum em um chow. Os belos pretos caracterizam-se por ter uma cor muito forte e intensa. Um chow preto dificilmente mostra toda sua beleza em uma fotografia, as condições de luz devem ser perfeitas. Assim como os Azuis possuem problemas com a coloração quando expostos ao sol. (inf. dir.).
Creme (Branco)
A Cor mais polêmicas de todas. Comumente chamada de Branco, embora a terminologia mais adotada pelos melhores criadores seja Creme, pois esta definição se enquadra tanto no padrão americano (AKC) quanto europeu (FCI). Como o Brasil adota o padrão FCI o nome Branco é admitido. Não há diferença entre um e outro. O apelo comercial do nome Branco é maior do que o nome Creme. Criadores mais experientes tendem a chamá-los de Creme. Observe que em todos as orelhas possuem uma coloração pessêgo. Uns mais (esq sup.) outros menos (esq.). A despigmentação do Nariz é muito comum entre os chows desta cor, não é desejado, mas admitido.
Diferenciação
A diferenciação dos filhotes ao nascer é muito difícil e alguns criadores menos experientes se confundem com freqüência. Ao nascer, o canela e o azul se parecem muito. O canela pode nascer escuro com alguns pêlos brancos o que torna parecido com o azul. O vermelho claro pode ser confundido com o canela claro e até com o creme. O vermelho normalmente nasce ruivo com ou sem máscara preta, o azul é um preto sem brilho e com alguns pêlos claros, o canela pode nascer semelhante ao azul ou prateado, o creme nasce branco e o preto nasce bem preto. Para diferenciar um canela espere alguns dias, pois o pêlo irá clarear e o fucinho ficará prateado. Geralmente, os filhotes de cor canela, já nascem com fucinho de cor chocolate. Os primeiros lugares onde irá aparecer a cor de adulto é no rosto e nas patas.
Previsão
Projetar as cores possíveis em um acasalamento é muito difícil. A genética que envolve as cores no chow não é bem compreendida. Mas é possivel ter uma idéia das possíveis cores, analisando-se os ascendentes dos cães em acasalamento. Normalmente o azul e o canela possuem mais facilidade para produzirem cães cremes, dependendo do parceiro. Há notícias de acasalamentos efetuados entre um chow creme e um canela em que houveram filhotes pretos. Mas tanto na linhagem do pai, quanto na da mãe, não haviam cães pretos nas três gerações ascendentes. Somente a experiência dos cruzamentos entre os cães é que pode dar ao criador uma certa previsão das cores dos filhotes. Caso um casal tenha em uma ninhada com metade dos filhotes canelas e outra metade vermelhos, a tendência é que ocorram sempre estas cores para este acasalamento, mas se um dos parceiros mudar a possibilidade de cores é indeterminda. Acasalamento de dois cães vermelhos tendem a ter filhotes vermelhos, assim como um casal preto tende a ter filhotes pretos, as demais combinações dos pais não possuem uma expectativa correta. Temperamento, saúde, comportamento são independentes das cores.
Canal Youtube
Veja mais vídeosChows para Doação
No momento existem 0 chow(s) para doação.
Clique aqui e conheça!