Custos de um Canil
Por: Eduardo Antunes
Introdução
Muitas vezes falamos sobre custos de canis, problemas em comprar chows por valores muito baixos, etc.
Resolvi colocar alguns valores para tentar elucidar algumas informações importantes.
O texto é longo, pois o detalhamento de uma explicação simples nem sempre é fácil.
Criei um cenário hipotético, mas procurei deixá-lo o mais perto do real.
O Custo do Chow
O primeiro passo é calcular, quanto custa um chow? Não apenas o valor de compra, mas o valor para mantê-lo, ao longo da vida.
Vamos partir do princípio que o chow vive, em média 12 anos. Alguns vivem mais e outros menos, mas para título de cálculo, vamos na média.
O primeiro custo direto que vamos calcular é de alimentação, o mais alto custo envolvido.
Uma boa ração custa, por mês, em média R$ 150 por cão. Algumas rações tem um custo maior e outras menor, mas no final a tendência é que o valor gasto seja o mesmo.
Logo, R$150 por mês, durante 12 anos, teremos R$ 21.600,00.
O segundo maior custo que impacta no valor total é o banho. Mesmo que um canil dê o banho no local, há um custo, o tempo que é necessário, materiais utilizados, energia, etc. Em média, o banho varia muito de local para local. Mas vamos trabalhar com um valor de R$ 45,00. Considerando 1 banho ao mês, teremos um valor total de R$ 6.480,00.
Custos menores também devem ser considerados, a vacinação anual custa, em média, R$ 40,00. Teremos de considerar 14 doses, pois o filhote geralmente já chega com a primeira dose. Portanto, mais R$ 560,00.
Consultas veterinárias são mais frequentes no ínico e no fim da vida e elas podem ser bem frequentes nesses períodos. A títulos de cálculo, vamos considerar uma visita anual no vet como média. Uma consulta pode variar de 80 a 200 reais dependendo do local onde o chow vive e da clínica em que a consulta é feita. Mas vamos considerar um valor mais baixo e não a média, pois ela é difícil de obter. Portanto, se o veterinário do canil cobra mais, o cálculo pode ser refeito. Com R$ 80,00, ao final estaremos falando de R$ 960,00. Sem incluir medicação.
Uma reserva de valor deve ser feita para aquisição de medicamentos, que são regulares ou não (vermífugos, carrapaticidas, antibióticos,...). Vamos colocar R$ 200,00 por ano, em média. Logo, mais R$ 2.400,00. Esse valor pode ser bem mais baixo que a realidade. Bem, chegamos a um valor total de custo de um chow ao longo da vida de R$ 32000,00. Sem contabilizar a aquisição, que pode variar muito. Se o canil investir em importação, esse custo sozinho passa fácil de R$ 10 mil.
Custos indiretos
Alguns custos para um canil devem ser distribuídos entre os chows do plantel.
Publicidade é um deles. Como qualquer negócio, é fundamental que o canil esteja em evidência. Alguns cometem o erro de somente entrarem em evidência quando possuem ninhadas. Aí o investimento deve ser maior e acaba onerando a ninhada em si e não os custos gerais do canil.
É possível fazer uma boa publicidade com valores relativamente baixos ou localizados.
Outro custo indireto importante é a estrutura. Custos de energia, manutenção e/ou construção dos canis, água, telefone, etc. Alguns canis possuem funcionários, e esse é um custo muito alto. Todos esses valores devem ser rateados nos custos dos animais do plantel.
Alguns canis ainda participam de exposições de beleza. Isso gera um altíssimo custo de publicidade, mas nem iremos considerar esse investimento, pois como são relativamente poucos canis e o intuíto é demonstrar o canil médio normal, não há porque incluir esses custos.
Mas a título de curiosidade, um cão pode gastar, em média, com bons apresentadores, por mês, nas pistas até R$ 4 mil reais e um cão fica de 1 a 2 anos participando de exposições.
Custo da ninhada.
Uma ninhada tem seu custo inerente. Não é simplesmente colocar um macho e uma fêmea e deixar a natureza agir. Uma ninhada barata, vai exigir, no mínimo, ração e vacinas. Então estamos falando de, em média, 1 saco de ração, 5 vacinas e vermífugo. Se o canil conseguir vender a ninhada rapidamente. Então estamos falando de R$ 150,00 de ração, R$ 200,00 de vacina e R$ 50,00 de vermífugos. Logo, o menor custo médio possível é de R$ 400,00.
Se o criador somente faz publicidade quando a ninhada nasce ou ele reforça a publicidade que já efetuar, esse custo deve ser incluído no custo da ninhada. Publicidade em mídias tradicionais (revistas, jornais,...) são bem caras e de retorno nem sempre conforme esperado. Investimentos em mídias digitais são mais baratas e de retorno mais mensurável. É possível colocar uns R$ 400,00 de publicidade.
Custo do filhote
Agora vem a pergunta, quanto um canil deve pedir pelo filhote?
Bem, se cada cão custa, sem aquisição, R$ 32.000,00 e uma fêmea tem até 6 ninhadas, de 1,5 anos até 6,5 anos. Abaixo e acima disso é muito desaconselhável.
Considerando também que todo o acasalmento tenha sucesso, o que nem sempre ocorre.
Cada ninhada deve ter um lucro bruto de R$ 5.334,00 somente para pagar a fêmea.
Se o canil tem um macho para 4 fêmeas, devemos considerar o valor do macho também, logo R$ 32.000,00 dividido por 4,R$ 8.000,00 é o valor que cada fêmea deve pagar pelo macho.
Logo, cada ninhada dessa cadela deve acrescentar R$ 1.334,00 para pagar o macho.
Chegamos ao valor de R$ 6.667,00 de lucro bruto, ou seja, descontados todo o custo da ninhada em si, no valor de R$ 800,00.
Logo, o faturamento da ninhada deve ser R$ 7.467,33, aproximando para 7500. Cada filhote deve ter o valor de, no mínimo, R$ 1.493,47 por filhote (média de 5 filhotes), somente para pagar os custos.
Se o canil tem uma relação macho x fêmea menor, ou seja, 1 macho para 2 fêmeas, mais caro deverá ser o filhote. Se nascerem menos filhotes, mais caro deverá ser, quanto mais filhotes, menos será necessário cobrar. Mas lembre-se, na próxima ninhada, pode nascer menos de 5...
Mas um canil não pode viver somente para pagar os custos, ele deve obter algum lucro para poder sustentar seus donos e deve pagar os custos indiretos, que não contabilizamos. Mas o valor mínimo para ter o mínimo cuidado adequado dos padreadores e matrizes é de aproximadamente R$ 1.500,00.
Lembre-se, não incluí o custo de aquisição dos padreadores.
Como aumentar a lucratividade?
E como vários canis conseguem cobrar R$700, R$800 pelos filhotes?
Acredito que, primeiramente, não fazem a conta... mas, se fazem, devem diluir esses custos o máximo possível. Como? Assim:
Não dê pulo para as cadelas, logo, ao invés de 6 ninhadas, calcule 10, 11, 12.
Ao invés de um macho para 4, coloque, 8, 9,... e sempre produzindo.
Ao término da "vida útil", coloque o animal para doação. Logo, reduzimos a média de manutenção do animal de 12 anos, para 7.
Entregue logo o filhtote, assim o custo de ração por filhote é reduzido, assim como a de vermífugo e vacina.
Não se associe a nenhuma entidade cinófila, afinal custa e o "mercado" não valoriza.
Não faça exames de saúde preventivos, são caros e não são solicitados.
Em alguns casos é possível até mesmo reduzir com a alimentação. Levantando-se a bandeira de comida natural, dê alimentos mais baratos, como muito arroz e pouca proteína.
Custos de manutenção devem ser os menores possíveis.
Aquisição de animais, somente em último caso! Permutas ou animais colocados pra doação são boas opções para redução do custo de aquisição.
Logo, se nos basearmos em 10 ninhadas ao invés de 6, 1 macho para 6 fêmeas, sem banho nos cães, descartando os cães com 7 anos, é possível baixar o custo do filhote para, R$ 302,00! Logo, vendê-los por R$ 700 ou R$ 800,00 já é possível tirar um lucro significativo, mesmo considerando válidos outros itens. Todo o item que não é feito, menor será o custo do filhote e maior o lucro do canil. Tem canis que conseguem ter esses custos e vender o filhote por R$ 1500,00 ou até mais, logo, maximizando os lucros.
Diferenciais
Claro que nem todo mundo que vende por R$700,00 está explorando seus cães. Vários casos são pessoas que desejam que seus cães paguem alguma despesa. Vêm alguma forma do animal dar algum retorno. Mesmo que ele não pague completamente a conta. Nesse caso a conta não vai fechar e o dono do cão sabe disso. O problema é que esse tipo de comércio pode minar os criadores sérios, que, como vimos, não conseguem vender por menos de R$ 1500,00 um filhote.
Outro caso comum é o criador que tem como hobby criar animais. Eles geralmente tem custos elevadíssimos em exposições e com aquisições caras. Mantém plantéis pequenos ou médios e no final das contas, quando conseguem pagar as contas, ficam felizes. Eles são raros, mas existem. O fruto de seu trabalho acaba sendo reconhecido também. Estão no negócio não para lucrar, mas para ter um hobby de criar cães.
Disponibilizei uma planilha para que você possa visualizar melhor todos os números que foram demonstrados.
Entendo que ter a visão do lucro não deve ser condenada, mas fazê-la de forma correta é um desafio enorme nesse mercado. Outros ramos de negócio são bem menos complexos do que a criação de cães. Talvez seja melhor abrir um pet shop do que um canil!
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