Portal Chow Chow Brasil - Hot Spot
Hot Spot

Introdução

O eczema úmido (Moist Eczema), hot spot ou ferida de verão é um problema muito comum nos chows. Mas afinal, o que é isso? Estas feridas carcterizam-se por áreas onde o cão mordisca freqüentemente, deixando-as úmidas, pois a pele fica como se fosse esfolada.
  O Hot Spot aparece espontâneamente em qualquer área do corpo, mas o mais comum é na região posterior do chow e pode crescer rapidamente. Suas causas podem ser muito variadas, mas a mais comum é bacteriológica.


Hot Spot

Qualquer coisa que irrite ou modifique a condição natural da pele pode criar um ambiente favorável à contaminação, mesmo que seja um pouco de umidade. A umidade pode ser resquísio de um banho recente, natação, chuva, rolar em grama úmida, ou um outro ferimento que pode prover nutrientes necessários para o desenvolvimento bacteriano.

Descrição

  É mais comum nos cães entre 5 e 18 meses, talvez ocasionado pela puberdade. Os cães adultos consequem se recuperar com mais rapidez à um hot spot, e muitas vezes se curam sozinhos. O maior problema é localizar um hot spot no meio do pêlo de um chow.   Por ser uma ferida na superfície da pele, difilmente será visível para o dono num primeiro momento. O meio mais fácil de identificar uma área afetada é visualizando pequenas áreas mordiscadas e úmidas no pêlo. Ao abrir um local com estas características, é praticamente certo encontrar um eczema. Os eczemas causam uma coceira forte e o cão se machuca de tanto coçar. As bactérias atingem áreas profundas na pele, por isso a cura pode levar até duas semanas. Nos chows as áreas ficam escurecidas, pois o processo de cicatrização é lento e ocorre em áreas inferiores à superfície. Dificilmente cicatrizes ou alteração na textura ou cor do pêlo são consequências de uma área curada. Para efetuar um melhor tratamento, é aconselhável cortar o pêlo ao redor da ferida, mas não raspá-lo, pois iria provocar mais coceira. Pequenos eczemas podem ser tratados com shamppos e cremes ou pomadas para aliviar a coceira.

A tosa completa também não tem influência direta no problema. Caso o problema se torne crítico, coma áreas grandes e profundas, é necessário o uso de antibióticos orais e anti-histamínicos. Nestes casos uma tosa maior pode se tornar necessária para o melhor acompanhamento do problema.

Como Controlar

Este problema não tem cura, somente controle. Está mais associados a três fatores: calor, umidade e higiene. Mantenha seu chow escovado. A escovação evita que o pêlo fique com nós, o que pode prejudicar a evaporação de algum líquido que caia no pêlo. Ao levar seu chow para dar banho, observe se o sub-pêlo ficou úmido. Pêlos mais sedosos tem uma tendência um pouco maior de desenvolverem o problema do que os pêlos mas secos.



Compra de Filhotes



Twitter

Canal Youtube

Veja mais vídeos

Facebook


Google

Chows para Doação

No momento existem 0 chow(s) para doação.
Clique aqui e conheça!

Publicidade

Chow Chow Brasil - Copyrigth 1997-2014 - PageRank Checker