Portal Chow Chow Brasil - Displasia
Displasia

O que é?

A displasia coxo-femural e de cotovelo é uma doença ortopédica caracterizada pela má formação das articulações coxo-femural (bacia) e de cotovelo, respectivamente. Ela se apresenta na maioria das vezes em raças de médio e grande porte. Sendo a displasia coxo-femural a mais comum, ou pelo menos, a mais monitorada e tratada. Nos casos mais graves, os primeiros sinais podem surgir a partir dos 5 meses. São eles: claudicação (manqueira), ficam muito tempo sentados, em alguns casos dor no local e até mesmo coçam a cocha cortando o pêlo. Mas a comprovação do problema somente é possível com total segurança após 2 anos, pois antes disso o próprio crescimento do animal pode dar um falso diagnóstico. Mas uma claudicação não necessariamente indica displasia, pois muitas causas podem levar o chow a claudicar por um curto período. Um veterinário teria de avaliar o quadro para verificar e se for o caso uma radiografia deveria ser feita.

Exame

Um bom exame deve ser feito com o animal anestesiado. Entretanto é importante salientar que a anestesia deve ser feita com muito cuidado, pois alguns chows podem apresentar complicações, portanto fique atento se os procedimentos de pesagem e anestesia estão sendo realizados adequadamente. Uma leve anestesia é suficiente para executar o exame. O exame deve ser feito por veterinários experiêntes, pois, para a displasia coxo-femural, as patas traseiras devem ser tensionadas e rotacionadas para que fiquem paralelas e o chow deve estar de barriga para cima. No caso da displasia de cotovelo exige-se que ele seja flexionado ao extremo para que o exame possa ser realizado. No caso da displasia coxo-femural existem uma classificação para indicar o grau da displasia. É importante salientar que somente uma categoria é considerada isenta, as demais variam entre leves graus de displasia sem que afete a saúde ou o bem estar do chow até altos graus que podem levar até a operação para atenuar. Os graus, segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária, podem ser: A ( ou HD -), indicando o animal isento; B (HD +/-), articulação quase normal, levíssimo grau; C (HD +), seria uma leve displasia, atenção ao acasalamento; D (HD ++) Displasia moderada e finalmente E (HD +++) displasia severa. Os graus D e E são graves e os animais não devem ser reproduzidos. Há ainda uma entidade muito respeitada nos EUA, a OFFA (www.offa.org). Ela congrega em um grande banco de dados, uma relação dos cães que possuem os exames homologados nos EUA e de vários locais do mundo, tanto de displasia coxo-femural, quanto de cotovelo. No caso da displasia coxo femural, possui 4 categorias para a coxo-femural: Excelent (isento), Good (levíssimo) e Fair (Leve) e o displásico. Qualquer cão pode solicitar um atestado da organização, mas para isso, o exame deve ser efetuado no cão de acordo com as recomendações da entidade.



Evitar e Tratar

Ao efetuar a aquisição de um filhote, verifique com o canil se os pais possuem laudo de displasia coxo-femural. Lembre-se que não necessariamente os pais necessitam ser completamente livres da doença, graus leves podem ser admitidos, pois não causam mal a saúde do filhote. Entretanto uma outra causa comum é o excesso de peso enquanto filhote e pisos lisos. Esses dois fatores contribuem para que as articulações sejam excessivamente forçadas e acabem gerando ou agravando uma displasia, chamada displasia adquirida. Entretanto, embora bem menos possível, ainda existe uma chance de dois chows isentos acabarem gerando um ou outro filhote com displasia, pois o funcionamento dos genes que afetam o problema ainda não é bem compreendido. Mas claro que as chances de uma situação como essa ocorrer, são infinitamente menores do que entre acasalamentos de cães com o problema. Para chows que apresentam graus do problema, existem soluções que podem amenizar, desde medicações a base de condroitina até intervenções cirúrgicas que tratam os sintomas dolorosos.

Cuidados

O principal cuidado com relação a displasia está mais uma vez na aquisição. Procure criadores sérios e comprometidos com a raça, experientes na criação. Evite ao máximo comprar de feiras ou pets. Acasalamentos de fundo de quintal também são arriscados, pois também não possuem um controle da doença. São raros os canis que efetuam o controle sério no país, por ser um procedimentos doloroso para o cão. Muitos afirmam que seus cães não apresentam problemas, mas nem sempre possuem laudos técnicos garantido isso. Outro cuidado importante é não super alimentar o filhote e não deixá-lo em pisos lisos. Realizar exercícios regulares, mas não muito intensos, também são importantes para evitar o problema.

Compra de Filhotes



Twitter

Canal Youtube

Veja mais vídeos

Facebook


Google

Chows para Doação

No momento existem 0 chow(s) para doação.
Clique aqui e conheça!

Publicidade

Chow Chow Brasil - Copyrigth 1997-2014 - PageRank Checker